• moveismara@moveismara.com.br
  • 41 3621-2011 | 41 98407-8503

Blog Móveis Mara



Móveis Mara Publicado: 03/04/2020


Gastar mais do que o necessário em uma obra é um dos maiores medos das pessoas, independente da sua situação financeira. Então é preciso muito cuidado, estar atento a qualquer imprevisto e administrar bem o orçamento. Veja como evitar desperdícios e economizar na obra.

 

Claro que ninguém gosta de gastar mais do que precisa, ainda mais em um obra em que o orçamento já é grande. Mas com paciência e dedicação é possível cuidar bem dos gastos e evitar desperdícios que podem prejudicar o andamento das obras.

Organizar bem as tarefas e o dinheiro é a melhor forma de economizar. Então confira algumas técnicas que podem lhe ajudar a diminuir os gastos desnecessários.

 

Organização no papel

Para que você não se perca, tenha sempre papel e caneta à mão, isso também facilita o trabalho. Anotar cada detalhe, montando uma planilha de custos, registrando cada prazo, descrição de serviço e os materiais utilizados na obra, são detalhes que fazem diferença no final do trabalho.

Se preferir, pode usar um computador. E se não tiver familiaridade com planilhas, um editor de textos consegue desempenhar essa função muito bem. Até mesmo seu smartphone pode ser um grande aliado durante a obra. E não apenas por conta da calculadora. Existem aplicativos gratuitos desenvolvidos especificamente para as atividades da construção civil  que são facilmente encontrados.

O aplicativo Minha Casa Nova, por exemplo, divide por fases cada etapa da obra, formando listas com as tarefas necessárias e os respectivos prazos. Além disso, possui um recurso que facilita acompanhar o planejamento financeiro. Outro app, o ConstruCalc, é ideal para calcular a quantidade necessária de material que será utilizado na obra. Na mesma linha, o Reforma Simples também permite a criação de listas de compras.

 

Planejamento financeiro

A impulsividade é algo que deve ser evitado em projetos de construção e reforma, para que você não tome atitudes e gastos desnecessários. É como ir ao supermercado quando se está com fome. Você acaba comprando mais do que precisa.

Se você entrar em uma loja de materiais de construção, por exemplo, para comprar um revestimento planejado, mas acaba levando as luminárias junto só porque estavam na promoção, sem avaliar se os itens combinam com a decoração desejada, ou aproveitar o desconto do saco de cimento imaginando que futuramente será necessário. Vai gastar mais do que o orçamento permite.

Comece a programar suas finanças, reservando parte dos seus ganhos. É preciso ser honesto com o próprio bolso. Primeiro pesquise os custos com a reforma, incluindo material, mão de obra e possíveis gastos emergenciais, porque eles acontecem. Em seguida, anote todos os gastos mensais, como água, luz, internet, alimentação e, até, pessoais.

Assim, você será capaz de verificar como está o seu orçamento, a parte que já está comprometida, e onde é possível economizar. Com esses números à disposição, fica mais fácil identificar quanto será necessário guardar e por quanto tempo.

Se você já passou pela experiência de promover uma grande obra, sabe como é complicado evitar gastos excessivos com materiais. Basta uma visita ao canteiro de obras que logo o profissional informa sobre a necessidade de adquirir mais cimento, rejunte, argamassa, tijolo etc.

Por isso, é preciso medir corretamente os ambientes, para acabar com esse problema.

 

Cuidado com o desperdício

Agora que você anotou tudo, fica mais fácil comprar apenas o material necessário, ajudando ainda a fiscalizar possíveis desperdícios. Mas lembre-se: no caso dos revestimentos cerâmicos, algumas perdas ocorrem durante o processo por causa dos recortes, adaptações e, até mesmo, quebras. 

Portanto, não deixe de incluir nas contas e, também, nas compras de 10 a 15% a mais. O mesmo ocorre com outros produtos, como blocos, argamassa e tinta, que exigem uma margem de segurança de 5 a 10%.

O descarte médio em uma obra é de 20%. O planejamento e a qualidade da mão de obra e do material contribuem bastante para minimizar os desperdícios.

 

Uma nova missão para cada etapa

Cada fase da obra exige um planejamento específico, dependendo do serviço que será executado. Por este motivo, evite comprar os materiais no início do projeto e de um único fornecedor. 

A dica é adquirir o produto de acordo com o andamento da obra. Comprar apenas o essencial para cada etapa da reforma elimina gastos desnecessários, ajudando a acompanhar todos os custos diretamente da sua planilha.

Outro ponto importante é o armazenamento do material corretamente. No caso de uma chuva inesperada, por exemplo, pode causar grandes estragos no seu bolso, caso os produtos não estejam devidamente estocados. Escolha uma lugar abrigado e evite desorganização. Identificar com facilidade cada item economiza tempo e dinheiro.

 

E depois de acabar as obras você irá precisar de um ótimo designer para deixar o local MARAvilhoso. Aqui na Móveis Mara temos os melhores móveis sob medida para transformar sua casa e tornar seus sonhos realidade.

Venha nos fazer uma visita e traga seu projeto dos sonhos. Vamos realizá-lo juntos!

Precisa de ajuda? Iniciar Chat