• moveismara@moveismara.com.br
  • 41 3621-2011 | 41 98407-8503

Blog Móveis Mara



Móveis Mara Publicado: 24/04/2020


A sala de estar é uma das peças mais utilizadas em uma casa, principalmente quando recebemos visitas. É neste local que geralmente acontecem as coisas. Uma sala de estar com móveis e uma decoração incrível fazem toda a diferença. Então descubra como montar uma sala de estar maravilhosa.

 

Geralmente a sala de estar é o primeiro cômodo que nos deparamos ao entrar em uma residência. Ela pode ser pequena, grande, com uma iluminação mais fraca ou mais forte. Com móveis sob medida que fazem cada espaço ficar perfeitamente alinhado e construindo um ambiente decorado super charmoso e aconchegante. Isso também depende do gosto de cada morador.

Mas para deixar uma sala de estar maravilhosa, com um decoração incrível, e que também impressione até mesmo que mora ali, existem algumas dicas que podem te ajudar nessa questão.

Então veja algumas pontos que influenciam bastante na hora de montar a sua sala de estar, e como você pode transformar a sua!

 

Paredes e pisos

Começando a decorar a sala de estar, é preciso começar pela pintura das paredes e a escolha do piso adequado.

As paredes devem receber atenção primeiro. Você pintá-las, colocar revestimentos ou papéis de parede lisos ou com textura, deixando ela mais elegante.

Para deixar o ambiente com aspecto mais amplo, são sugeridas cores mais clara, como branco, creme ou bege. Esses tons são capazes de ornamentar com praticamente qualquer tipo de móvel, além de deixar o ambiente mais leve e claro.

Entretanto, se a sua ideia é criar um espaço com design mais arrojado, é possível investir em tons mais fortes. É indicado que você pesquise o assunto para usar cores que harmonizem entre si.

Outra opção que está em alta na decoração é a pintura de apenas uma parede em tom escuro, deixando ela em destaque de maneira muito interessante.

Referente ao piso da sala de estar, é possível optar por diferentes estilos:

  • Piso porcelanato;
  • Piso vinílico;
  • Piso cerâmico;
  • Piso de madeira, etc.

 

Definindo o piso

Se o piso da sua sala for de madeira e esteja precisando de uma revitalização, é possível contratar os serviços de uma empresa especializada no segmento, que realiza a aplicação de Sinteco no material, dando uma aparência mais bonita, além de proteger a superfície.

O piso industrial, também conhecido como piso de concreto, pode ser escolhido para criar um ambiente mais descolado, já que ele proporciona um toque mais urbano. Deixando sua sala com a estética da cidade.

No caso do porcelanato, sendo uma das opções mais comuns em salas de estar, ele confere ao local um brilho extra.

Já o piso de cerâmica possui vários tipos de modelos, trazendo diversas possibilidades. A sua cobertura pode ser brilhante ou mais opaca, o que atende aos mais diferentes gostos.

Depois de concluída a decoração das superfícies, a próxima etapa é a escolha dos móveis e dos itens decorativos.

 

Móveis e objetos decorativos

Escolher a mobília é um dos momentos mais prazerosos dentro do processo de montagem da sala de estar.

Nessa etapa, você pode mesclar móveis elegantes e aconchegantes, personalizando o ambiente e tornando-o acolhedor.

Claro que o item principal da sala de estar é o sofá. Você deve levar em consideração a estrutura dele na hora de escolher, principalmente no que se refere a material, conforto, tamanho e cores.

Você pode complementar o ambiente utilizando cadeiras decorativas, poltronas, puffs diferenciados, criando um ambiente super criativo.

Além disso, existem móveis auxiliares que complementam a decoração do ambiente como estantes, aparadores, prateleiras ou mesinhas de centro.

De acordo com o estilo decorativo da sala, você pode escolher os móveis que serão utilizados.

Os mais comuns geralmente são feitos de madeira, alvenaria ou mesmo ferro com montagem industrial, que podem utilizar cores fortes para compor uma aparência mais moderna.

Grande parte dos itens de decoração são dispostos nos móveis auxiliares, tais como vasos, livros e porta-retratos.

Também é possível usar quadros, esculturas e vasos para complementar o visual das paredes.

E claro que não podemos esquecer das cortinas, elas também fazem parte da decoração de uma sala de estar. Você pode escolher diferentes tipos de tecidos e diferentes cores.

Um dos benefícios do uso de cortinas é que no período diurno, elas podem permanecer abertas, aumentando a incidência de luz natural dentro do cômodo, e no final do dia, ajudam para deixar o local mais intimista.

Por último, para que você crie um cômodo ainda mais aconchegante, é possível optar por tapetes e almofadas. Além de serem muito úteis, eles podem agregar conforto e beleza à sua sala de estar.

 

Iluminação

Este é outro aspecto muito importante que influencia muito na decoração: a iluminação. Afinal, é possível posicionar abajures nas mesinhas auxiliares, sendo utilizados para criar um clima agradável.

Se você quiser colocar lustres, deve escolher de acordo com o estilo predominante da sala, pois eles trazem mais elegância.

Já para decorações mais clássicas, existem modelos que utilizam cristais em sua composição, que são mais requintados.

Você pode escolher diferentes modelos, com tamanhos variados, possibilitando inclusive o controle de entrada de luz.

Dessa maneira, é possível escolher quanta luminosidade se deseja no local conforme o período do dia.

Normalmente, a manutenção e a limpeza desses elementos exige cuidados, já que são produtos ornamentais delicados e cheios de detalhes.

Nesse caso, é recomendável recorrer aos serviços de empresas de limpeza e conservação, que disponibilizam profissionais qualificados para esse tipo de serviço.

Assim, você evita estragos aos lustres, devolvendo uma aparência mais bonita e reluzente ao item.

 

Reformas e adaptações

Se você quer ampliar o seu cômodo, ou mesmo modificar as esquadrias do local, pode optar pela realização de uma pequena reforma.

Pode parecer um processo complicado e custoso, mas pode ser realizado rapidamente e proporciona um resultado bastante satisfatório.

Para isso, é possível consultar algumas demolidoras da sua cidades. Elas podem indicar o melhor processo para a derrubada de uma parede, por exemplo.

Nesse caso, é possível optar por aumentar o tamanho da sala ou investir na aplicação de portas de vidro que levam diretamente ao quintal ou outras áreas de lazer da casa.

E depois dos ajustes necessários, a próxima etapa é começar a decorar.

 

E aí, está querendo decorar sua sala de estar do jeito que você sempre sonhou? Aqui na Móveis Mara nós temos os melhores móveis sob medida. Com uma equipe eficiente e pronta para transformar seu sonho em realidade.

Venha nos fazer uma visita e traga seu projeto dos sonhos. Vamos realizá-lo juntos!

Precisa de ajuda? Iniciar Chat