Blog Móveis Mara



Móveis Mara Publicado: 25/10/2019


Um closet sob medida pode facilitar bastante a sua rotina, ainda mais se não tem espaço suficiente para guardar suas roupas, calçados e outros pertences.

Mas, com a ajuda de um profissional, é possível ter um projeto de altíssima qualidade, com ótimos materiais, revestimentos, cores e mobiliário. E assim, aproveitar todo o espaço disponível e ainda deixar com a sua cara.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher um projeto de closet na sua medida, com um ambiente atrativo e lindo, mas que também atenda às suas necessidades.

 

  1. Considere o espaço disponível

O primeiro passo é escolher e analisar o local. Alguns imóveis já contam com área exclusiva para a montagem do closet, outros demandam a busca por um lugar adequado. Se você tiver um quarto livre, pode ocupar esse espaço extra, aproveitando toda a metragem do cômodo. Algo que ajuda bastante é fazer um levantamento geral do volume de peças que você vai guardar.

Uma dica interessante, é colocar a posição do closet com a face direcionada para norte ou leste, para ter o sol da tarde. É importante que tenha uma ótima ventilação, para evitar o excesso de umidade e, consequentemente, o surgimento de bolor dentro do closet. Assim, mesmo as roupas mais expostas ficarão protegidas de problemas como o mofo.

 

  1. Separe os itens do closet

Colocar os pertences pessoais em categorias facilita a disposição, peças semelhantes ou que cumprem a mesma função devem permanecer próximas e, se possível, guardadas no mesmo compartimento.

Essa organização facilita a rotina, agilizando o momento de você escolher roupas e acessórios. Mas é um aspecto que precisa ser pensado desde o início do projeto. Um projeto na sua medida deve prever uma utilização de organizadores para roupas íntimas, cintos, joias e acessórios. Araras, cabideiros e ganchos também podem completar o conjunto.

 

  1. Defina um estilo decorativo

O closet não precisa ater-se a decoração do quarto, ele pode ter um estilo completamente diferente do que está à sua volta, dependendo do que você preferir. Já as cores, ajudam a destacar as roupas, cores neutras, claras ou escuras tornam as roupas mais visíveis. Porém, se o local for pequeno e não apresentar janelas, a dica é priorizar o branco e outros tons suaves nas paredes e no teto do ambiente. Isso porque refletem melhor a luz, gerando amplitude.

E para dar mais estilo, você pode aproveitar as características de diferentes materiais: um painel de madeira, um papel de parede estampado, um adesivo divertido, um revestimento com relevo, entre outros.

 

  1. Tenha uma iluminação especial

As luzes do closet são diferentes das que são utilizadas no resto da casa. Porque elas têm a função de destacar as características originais dos pertences, facilitando a análise das peças e de diferentes combinações. Opte por lâmpadas que emitem luzes em tons neutros, para evitar a distorção das cores das roupas, bolsas e calçados. 

É importante considerar pontos de luz que possam prevenir sombras que podem prejudicar a visualização dentro do closet. A iluminação de LED é muito recomendada nesse aspecto, ela pode ser utilizada nos cabideiros, em canaletas eletrificadas embutidas nas laterais dos armários ou em sancas, trazendo conforto e sofisticação ao ambiente.

 

  1. Inclua peças decorativas e funcionais

Um closet sob medida precisa cumprir duas funções: embelezar o ambiente e garantir praticidade a seus usuários. Se for um projeto pensado para um quarto de casal, por exemplo, é importante que as peças escolhidas agradem ambas as pessoas.

Usar tapetes no piso é uma ótima forma de adicionar textura ao local, e ainda deixá-lo mais aconchegante. As cortinas dão o mesmo efeito, cobrindo as superfícies na parte frontal de nichos expostos.

Um espelho de corpo inteiro, e uma poltrona são essenciais. São itens que te oferecem apoio no momento de provar roupas, avaliar looks e fazer a maquiagem. Então, invista em modelos que tenham design e acabamento de qualidade.

 

  1. Invista em móveis sob medida

Cada projeto é único, ele é baseado nas preferências e necessidades da vida da pessoa, cada uma com seu estilo. Assim, um closet com estrutura adaptada para um casal de idosos, será muito diferente daquele pensado para atender uma pessoa jovem, e vice-versa.

Por isso é importante adequar o local ao perfil dos usuários, apostar na personalização para ter um local exclusivo. Este conceito deve ser aplicado a todos os recursos que envolvem o projeto, desde as cores até a mobília e os acessórios.

 

Pronto! Agora que você já sabe como ter o closet dos sonhos, venha nos fazer uma visita. Aqui na Móveis Mara temos uma equipe totalmente preparada para te atender e ajudar com o seu projeto. Venha nos fazer uma visita e conte o projeto de closet perfeito na sua medida. Vamos realizá-lo juntos!

Precisa de ajuda? Iniciar Chat