Blog Móveis Mara



Móveis Mara Publicado: 14/02/2020


Para quem trabalha em casa, ter um espaço adequado em que possa se concentrar, sem distrações e com o máximo de conforto possível, é muito importante. O Home Office é um escritório dentro de casa, e ter um ambiente com uma decoração agradável e funcional ajuda na produtividade.

Então confira algumas dicas que separamos para você que trabalha em casa, e quer ter um espaço aconchegante em que possa se dedicar e realizar seus trabalhos.

 

1. Escolha o local perfeito

A escolha desse ambiente precisa levar em conta algumas considerações, deve ser um lugar silencioso, em que você não se distraia facilmente, com uma iluminação agradável e com uma ótima conexão com a internet.

Se você tiver a possibilidade de transformar um quarto inteiro no seu home office, será perfeito. Mas se não for possível, basta criar no cantinho do quarto. E procure evitar locais como a sala, pois é o ambiente com mais tráfego de pessoas e maior incidência de barulho da casa.

 

2. Invista na iluminação

A iluminação natural é ótima, mas também é preciso ter uma fonte abundante de luz, assim, você conseguirá trabalhar no período da noite tranquilamente. Uma ótima iluminação ajuda a evitar problemas de saúde nos olhos, pois não causa a necessidade de ficar forçando a vista para enxergar o que está escrito em um livro ou no computador, por exemplo.

Tente criar múltiplos pontos de luz, além de uma luz central, instale luzes sobre a escrivaninha para iluminar pontualmente o local, ou faça uso de uma luminária mais potente.

É importante que essa iluminação artificial não seja quente para não criar um espaço desconfortável. As lâmpadas de LED são muito recomendadas, pois não transmitem calor.

Utilizar a luz branca estimula o raciocínio, enquanto a luz amarelada traz sensação de conforto. Então, procure fazer uma mescla entre essas duas.

 

3. Móveis com conforto e ergonomia

Como o home office vai ser um local de estudos ou trabalho, certamente que você ficará nesse espaço por um longo período. Por isso, é preciso ter em mente o conforto e, assim, evitar ao máximo causar danos para a sua saúde ao ficar longos períodos ali.

Adquira móveis ergonômicos, sua cadeira deve ser do tipo propício ao uso para trabalho ou estudo, permitindo que os pés encostem o chão e as costas se moldem ao encosto, e uma mesa com altura adequada para não forçar a coluna. E como dissemos antes, a iluminação é fundamental para evitar problemas de visão.

Também procure fazer pausas, levante da cadeira, faça alguns exercícios leves como alongamento, por exemplo, isso ajuda a evitar danos prolongados como LER ou câimbras.

 

4. Ambiente organizado

Para que você não se perca em meio aos trabalhos, livros, anotações e outra coisas, é preciso ter um espaço bem organizado. Por isso, prefira móveis com compartimentos, gavetas e prateleiras. Isso vai te ajudar a guardar objetos que não usa com tanta frequência e deixar exposto somente os materiais de uso diário.

O seu home office precisa contar com caixas organizadoras, estantes, nichos e prateleiras para que seja possível organizar tudo. E deixe sempre à mão itens como telefone, agenda ou caderno de anotações, kit de canetas, clips e blocos de papel.

 

5. Cores e estilo

A decoração do cômodo atua em conjunto para influenciar a pessoa que está nele. Isso significa que camadas sensoriais, como cores, barulhos e cheiros, também causam impacto e são importantes na criação de um home office.

Use as cores que você mais gosta, pode ajudar na produtividade. Cores alegres como o amarelo servem como estímulo, assim como o laranja. Já as cores de tons frios como o azul e o verde são mais relaxantes e acalmam o corpo, o que é ideal para quem terá longas sessões de estudo e trabalho.

O cheiro do ambiente também é importante, pois ajuda na concentração. A aromaterapia é indicada para criar um espaço mais preparado para evitar dispersão e procrastinação. Aromas como patchouli, alecrim, laranja e gengibre são particularmente indicados para um home office, pois ajudam a equilibrar a mente e a estimular o processo intelectual.

 

6. Use sua criatividade para decorar

Por último, mas não menos importante, use alguns toques pessoais criativos e que reflitam a sua personalidade. A regra de ouro da decoração é juntar estética com funcionalidade na hora de escolher os objetos.

Uma ótima ideia é instalar um mural na parede próxima à sua mesa para colocar metas, fixar compromissos importantes e, de quebra, inserir frases de incentivo/motivacionais ou fotos que inspiram você. Decore o ambiente do jeito que você imagina, coloque sua paixão em cada projeto.

 

Eu garanto que com essas dicas o seu home office vai ficar MARAvilhoso. Quer ter um home office com o seu estilo? A Móveis Mara te ajuda a realizar seu sonho. Venha nos fazer uma visita e vamos realizá-lo juntos.

Precisa de ajuda? Iniciar Chat