Blog Móveis Mara



Móveis Mara Publicado: 07/08/2020


Para montar a cozinha dos seus sonhos, é preciso escolher muito bem o material que será utilizado em sua bancada. Dependo da pedra a sua rotina pode ser mais simples e fácil, principalmente com relação a manutenção. Descubra qual é o melhor material de bancada para cozinha e o que você precisa considerar.

 

A escolha do material da bancada para cozinha é uma decisão muito importante feita pelos moradores durante a reforma ou construção. Isso porque a bancada têm múltiplas funções na mobília de cozinha: apoio no preparo de alimentos, mesa para refeições rápidas, divisão de ambientes integrados, entre outros usos.

A bancada ideal é aquela que se adapta aos mais diversos usos do dia a dia da família, ao mesmo tempo mantendo-se conservada. Portanto, as bancadas para cozinha são feitas de materiais estáveis ​​e muito fortes, como a pedra.

Embora outros elementos como aço inoxidável e madeira também possam ser usados, a pedra é a matéria-prima mais popular devido à sua versatilidade. Existem muitas opções no mercado hoje, desde as bancadas de cozinha mais naturais às mais avançadas tecnologicamente.

Para ajudá-lo a escolher o estilo de bancada perfeito de acordo com seu gosto e necessidades, preparamos este artigo de acordo com as características e aplicações de cada material. Continue lendo para descobrir qual material é o melhor para sua residência sob medida.

 

Pedras usadas para bancada da cozinha

As pedras da cozinha podem ser totalmente naturais ou feitas de uma combinação de pedras naturais e aditivos sintéticos. Os naturais têm desenhos e texturas diferentes, enquanto os sintéticos têm uma sensação suave e uniforme. Porém, a diferença vai muito além da aparência estética.

Para pesar os prós e os contras de cada material, é importante conhecer cada tipo de pedra de bancada de cozinha. A seguir, apresentamos as principais pedras utilizadas na cozinha sob medida.

 

Granito

Devido ao seu baixo custo, o granito é a pedra natural mais comum em bancadas de cozinhas. A aparência dessa rocha varia muito em cor e estilo: do mais granulado ao mais suave, como São Gabriel e Preto Absoluto.

O granito é resistente a impactos e altas temperaturas. No entanto, é uma pedra que necessita de cuidados na manutenção, porque absorve líquidos e pode ficar manchada. Portanto, vale considerar serviços de impermeabilização.

Devido à aparência marcante do granito, as bancadas acabaram se tornando o foco da decoração da cozinha. Portanto, é recomendável usar esta pedra com móveis de cores neutras. Para cozinhas americanas, a harmonização com o estilo de decoração do ambiente também deve ser considerada.

 

Mármore

O mármore é mais nobre do que o granito, e também é uma pedra natural. A diferença na aparência é que o mármore tem um padrão mais uniforme – mais fácil de combinar com móveis de cozinha.

É uma pedra muito permeável e que risca com facilidade. Por isso, evite utilizar em bancadas de cozinha com pia, por conta do contato com a água. No entanto, é um material que pode tornar a superfície de outros móveis de cozinha mais sofisticada.

 

Silestone

O silestone é um tipo de pedra tecnológica, também chamada de mármore composto, porque é composta de quartzo e resina de poliéster. Tem um aspecto suave e uma variedade de cores, sendo o branco a cor mais tradicional.

Em termos de resistência a arranhões e manchas, a o silestone é melhor do que o granito e o mármore devido à baixa porosidade do quartzo. Porém, devido à resina, ainda é preciso ter cuidado com objetos quentes, como panelas e assadeiras.

Outra vantagem do silestone é que o material pode ser restaurado em caso de danos: somente a área danificada é removida e substituída pelo mesmo material para que as emendas não fiquem visíveis.

 

Nanoglass

O nanoglass é um elemento industrializado feito com resina e pó de vidro. Sua aparência é uniformemente branca e brilhante. A superfície polida do nanoglass pode garantir baixa porosidade e resistência a manchas, mas não pode suportar altas temperaturas.

Como a composição contém vidro, o material é bastante rígido e de delicado manuseio. Para evitar fissuras e trincas irreparáveis, é necessário contratar instaladores altamente profissionais.

 

Porcelanato

Mais conhecidos como revestimento de cozinha, o porcelanato também pode ser usado ​​para bancadas de cozinha. No entanto, ao contrário das outras pedras, não pode ser instalado diretamente sobre o móvel. Na verdade você precisa de uma estrutura metálica específica para fixá-lo.

Para bancadas de cozinha com pias, esse tampo de cerâmica é uma opção interessante, pois é um material com baixa porosidade e fácil manutenção. No entanto, deve-se considerar que o porcelanato não é tão resistente ao impacto como as outras pedras.

 

Escolhendo o material correto para sua bancada

Agora que você conhece as características de cada material, veja nossas dicas para entender o que considerar na hora de escolher uma bancada para sua cozinha!

 

Durabilidade

Geralmente, as matérias-primas usadas nas bancadas da cozinha duram muito tempo. Porém, a conservação ao longo do tempo também depende de outros fatores, principalmente da frequência de uso.

Se você gosta de cozinhar e fazer muitas refeições em casa, a cozinha deve ser um dos ambientes mais utilizados em seu lar. Portanto, considere esse fator ao escolher uma pedra de bancada e escolha uma pedra durável.

 

Estética

O belo acabamento estético das bancadas da cozinha é o fator que mais varia de um material para outro. Portanto, pare um momento para olhar as pedras e pesquisar aplicações para entender como elas se combinam com outros elementos do ambiente.

Para fazer a escolha que mais lhe agrada, descubra qual o estilo de decoração que mais combina com você e inspire-se nas referências que correspondem aos seus interesses. Se gosta de móveis rústicos e plantas, as pedras naturais são uma excelente escolha. Se o seu estilo é minimalista, faça a sua aposta em bancadas lisas de materiais sintéticos.

 

Tamanho

A área que deve ser coberta com pedra também é um fator que interfere na escolha. As grandes bancadas dominam a decoração da cozinha; portanto, elas devem seguir um estilo que não se cansa com o tempo.

O tamanho ainda afeta diretamente o preço da peça. Portanto, a vantagem de uma bancada de cozinha compacta é que a sua área é menor, o que permite investir em tipos mais sofisticados de acabamento.

 

Praticidade

Uma pergunta a ser feita antes de definir o material é: quanto tempo os residentes estão dispostos a gastar para cuidar e manter a bancada? Certos tipos de pedras podem passar dias com respingos de líquidos, enquanto outros tipos de pedras requerem limpeza especial cada vez que são usados.

Se a praticidade é um fator muito importante na sua rotina, escolha um modelo com baixa porosidade e que não seja fácil de arranhar. Assim você pode garante uma cozinha MARAvilhosa!

 

Agora ficou mais escolher qual tipo de material escolher para deixar sua cozinha linda e charmosa!

Que tal transformar sua cozinha com móveis sob medida?

Aqui na Móveis Mara nós temos os melhores móveis sob medida. Com uma equipe eficiente e pronta para transformar seu sonho em realidade.

Venha nos fazer uma visita e traga seu projeto dos sonhos. Vamos realizá-lo juntos!

Ligue: 41 3621-2011 | 41 98407-8503

Precisa de ajuda? Iniciar Chat