Blog Móveis Mara



Móveis Mara Publicado: 31/07/2020


Ferramentas essenciais para deixar a sua experiência com Home Office mais produtiva no dia à dia

 

Devido à pandemia de Covid-19 que se espalhou em meados do primeiro semestre de 2020 no Brasil, muitas empresas vêm tomando medidas preventivas pensando no bem estar de seus funcionários, dentre elas, se encontra o Home Office

Trabalhar em casa pode parecer fácil, mas exige muito mais empenho do que as pessoas pensam: Um ambiente organizado, uma boa noite de sono e disciplina na hora de montar um cronograma são dicas fundamentais para manter um bom desempenho e desenvolvimento durante a nova rotina. 

 

1. Organize seu local de trabalho

Procure por cômodos que sejam aptos para trabalhar, de preferência, sem uma circulação grande de pessoas, como um quarto ou escritório. É importante manter a organização de sua mesa e espaço de trabalho para fazer com que a experiência seja o mais agradável possível. Pense como se ali fosse o seu local de trabalho original. 

Embora algumas pausas sejam necessárias, evite levantar com frequência para não perder fluxo de trabalho. O ideal é deixar tudo pronto antes de iniciar o expediente. Encha uma garrafa d’água, deixe o álcool gel em cima da mesa e mantenha canetas, papéis e outros materiais sempre próximos do local. Tendo isso em mente, pode-se sempre obter um resultado positivo. 

 

2. Vista-se para o trabalho 

Mesmo estando em casa, não é ideal trabalhar de pijama deitado na cama. Sempre ao levantar opte por tomar um banho, um bom café da manhã e trocar de roupa, mantendo o mesmo processo de quem se arruma para ir ao escritório. Com essas dicas, além de manter a rotina de “chegar” ao trabalho, ajuda a manter o cérebro alerta com o início do expediente. 

 

3. Mantenha-se conectado

É de suma importância deixar todos da equipe atualizados para saber o que cada um está fazendo, uma boa maneira de executar isso é por meio de reuniões em videochamadas. Assim, é evitado que hajam ruídos na comunicação e que alguma tarefa seja má interpretada ou entregue fora do prazo. Ter uma boa conexão de internet é fundamental para o relacionamento com a equipe ou com clientes, caso haja atendimento ao público. 

Até mesmo antes do isolamento, muitas empresas já haviam optado pelo atendimento online ao cliente. Por exemplo: se você é paciente de uma clínica odontológica, é muito mais cômodo marcar uma consulta para colocar um implante dentário via WhatsApp, mas é claro, o atendimento por parte da clínica deve ser rápido e constante, por tanto, para a recepção, manter-se atento aos meios de comunicação é essencial. 

Agora, se você trabalha com gestão de perfis em redes sociais é importante sempre estar divulgando ou até mesmo, repostando trabalhos anteriores. Este tipo de trabalho se torna fundamental para que a empresa continue com uma boa reputação e visibilidade online. 

No caso de uma clínica ortodôntica, poste sobre procedimentos que foram um grande sucesso e que chame atenção de potenciais clientes, como fotos de um clareamento dental a laser antes e depois, você também pode utilizar as hashtags para ter um maior alcance de acordo com a pesquisa do público. Neste caso, utilize a hashtag #clareamentoconsultório, que tem relação com o procedimento citado acima. Agora, se sua postagem for sobre lentes de contato, você pode usar a hashtag #lentedecontatodente, por exemplo. 

 

4. Monte um cronograma e preste atenção nos horários

Os horários em que cada pessoa se sente mais disposta e produtiva podem variar. Uma boa dica é criar uma agenda: Defina o que você vai fazer naquele dia, quais atividades são mais importantes e conhecer seu horário mais produtivo. Assim, você pode separar as tarefas que têm uma complexidade maior para o período em que estiver mais concentrado e descansado. 

Planeje com antecedência o que irá comer no dia, assim, você evita a tentação de abrir abrir a geladeira toda vez que fizer uma pausa ou ir ao banheiro. A facilidade de ir à cozinha pegar um lanchinho nunca passa despercebida na vida de quem trabalha em casa. Além disso, cumprir o horário em que normalmente almoçaria ajuda a preservar a sensação de rotina, mantendo o cérebro alerta ao período do expediente. 

 

5. Cuidados com a saúde mental e física

Ao mesmo tempo em que um ambiente silencioso pode te deixar muito concentrado, também existe a possibilidade de negligenciar o tempo de descanso. Mesmo que trabalhando em casa, é preciso manter os cuidados com a saúde, tanto física como mental. 

No período de intervalo, aproveite para tomar um café, brincar com seu animal de estimação, ouvir uma boa música e interagir com outras pessoas. Fora do expediente, tente fazer exercícios físicos e se distrair com lazeres pessoais. 

Assim, você mantém tanto o corpo quanto a mente saudáveis, promovendo um desempenho e produtividade melhor nas tarefas de Home Office e um bom relacionamento interpessoal com a equipe mesmo que de longe. 

 

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Vue Odonto

Precisa de ajuda? Iniciar Chat