• moveismara@moveismara.com.br
  • 41 3621-2011 | 41 98407-8503

Blog Móveis Mara



Móveis Mara Publicado: 02/03/2020


O sofá é uma das peças mais importantes da casa. É preciso escolher com muito cuidado e atenção, o estofado certo pode fazer com que toda a sua decoração esteja em harmonia, além de transformar a sala no lugar favorito da família. Mas se você errar na escolha pode causar um efeito contrário.

Como o sofá é peça-chave na decoração de uma sala, influenciando tanto a estética quanto a funcionalidade do ambiente, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o móvel na loja. Veja algumas dicas para saber quais cuidados você deve ter, e assim, garantir uma escolha acertada.

 

O que analisar para escolher o sofá ideal?

Para você que quer acertar na escolha do sofá, é preciso analisar alguns aspectos decisivos sobre o móvel e compará-lo de acordo com suas necessidades. Não existe “sofá ruim”: existe um móvel que não é compatível com as demandas da família ou com a decoração do ambiente.

 

Material da estrutura do sofá

Deixando as coisas mais simples, um sofá é um móvel composto por uma estrutura sólida, enchimentos de espuma (e/ou molas) e uma capa de tecido para cobrir tudo. O primeiro aspecto a analisar nas opções disponíveis no mercado, portanto, é a estrutura do sofá.

A estrutura de um sofá pode ser feita de vários materiais, o que garante diversas opções em termos de resistência e solidez. O material mais indicado para a maioria dos casos é a madeira, pois garante estabilidade e rigidez ao móvel. Um sofá de madeira pode aguentar muitos quilos sem correr o risco de ceder ou quebrar.

O plástico é outro material, que não oferece tanta qualidade quanto a madeira. Ele é mais leve e barato, porém é mais frágil e não suporta tanto peso. A terceira opção é o metal, que tem estabilidade e rigidez, mas pode ser um pouco desconfortável dependendo do modelo escolhido.

Esses dois últimos materiais são mais indicados nos seguintes casos:

  • quando o valor do sofá é prioridade, pois o plástico é mais barato;
  • quando não há muito uso do móvel, visto que um é pouco resistente e outro é desconfortável;
  • em uma casa com cachorros, pois os animais não conseguem morder o metal.

Outros elementos importantes da estrutura do sofá são as espumas e as molas do enchimento do móvel. A regra é a seguinte: quanto mais densa for a espuma, mais peso ela aguenta sem deformar – e mais dura ela é.

Isso significa que um sofá com alta densidade será mais duro, enquanto o com baixa densidade será mais mole. A densidade ideal irá depender do peso de quem vai usar o móvel e do objetivo.

 

Função

Esse aspecto também é importante analisar na hora de escolher as opções de sofá ideal para a sua casa, a função que ele terá, pois, o móvel tem importância fundamental na qualidade do tempo passado em uma sala de estar.

Se o sofá for usado principalmente para receber visitas, ele não deve ser muito profundo, de forma que as pessoas não “caiam” para trás. Além disso, ele deve ter uma densidade maior, com um tecido impermeável e ser mais duro.

Mas se a ideia for descansar no sofá confortável para assistir TV, por exemplo, o recomendado é uma densidade menor na espuma, um tecido macio e uma profundidade maior para que as pessoas possam se acomodar de forma mais aconchegante.

 

Tipo do sofá

Outro elemento importante na hora de escolher o sofá ideal para a sua casa é o tipo do móvel que você colocará na sala. Existem diferentes categorias de sofás, cada uma indicada para um contexto.

O sofá tradicional é o modelo mais versátil e indicado para a maior parte dos casos, já que conta com uma infinidade de estampas, cores e tecidos – o que garante que há uma opção certa para o seu estilo decorativo.

Mas para quem não tem muito espaço disponível, uma alternativa é o sofá-cama, que pode transformar a sua sala para receber uma visita.

Uma opção bastante interessante no mercado é o sofá retrátil, perfeito para quem quer fazer da sala um ambiente de conforto. Ele permite reclinar o encosto além de, em alguns modelos, ganhar uma extensão para os pés. Na prática, é um modelo excelente para quem tem uma TV grande e quer relaxar vendo um filme ou uma série.

 

Quais cuidados é preciso ter ao escolher o sofá ideal?

Analisar os aspectos de um sofá é apenas uma parte do trabalho para fazer a escolha certa para sua casa. A outra parte da tarefa é tomar alguns cuidados para selecionar a melhor alternativa entre as muitas opções no mercado.

Veja os cuidados que você precisa seguir!

 

Teste antes

Você compraria um colchão sem testá-lo antes? Com o sofá é a mesma coisa. Você precisa sentar, deitar, mudar de posição e passar um tempo nele para descobrir como você se adapta ao móvel, teste bastante.

O ideal é que cada pessoa da família possa testar o sofá na loja antes de fechar negócio, inclusive simulando situações comuns do dia a dia, como a família reunida para ver TV ou conversando entre si.

Analise se o tecido é macio o suficiente ou muito áspero, se a densidade da espuma está adequada ou não, ouça se o sofá faz muito barulho quando as pessoas se mexem e outros detalhes importantes para a sua rotina.

 

Pense na decoração

Testar o sofá na loja significa avaliar a sua funcionalidade. Para considerar o efeito estético do móvel na sua sala, é necessário pensar no estilo decorativo que você tem em mente. Que tipo de sofá combina com sua decoração?

Uma sala mais industrial, por exemplo, aceita receber móveis que são mais rústicos e confortáveis, feitos de couro ou courino sintético. Já um ambiente minimalista vai pedir um sofá mais leve (de plástico), com um tecido sem muita textura (um jeans ou brim) e um formato mais geométrico.

 

Combine as cores

Uma regra básica da decoração de salas: o sofá determina a combinação de cores com outras peças, e não o contrário. Um sofá estampado, por exemplo, vai exigir cortinas, almofadas e tapetes lisos para que o ambiente não fique muito pesado.

Seguindo os detalhes que já listamos, é importante saber como escolher o sofá ideal para sua casa, a fim de não cair em uma armadilha decorativa. O procedimento correto é estabelecer os revestimentos na parede e no piso, e só depois escolher o sofá para montar a decoração da sala ao redor dele.

Pense em uma sala no estilo campestre, por exemplo. Talvez um revestimento que reproduz madeira no piso combine com um sofá confortável, de sarja branca. Com base nisso, você ganha espaço para tapetes, almofadas coloridas e cortinas, fornecendo mais personalidade ao ambiente.

A escolha do sofá é realmente importante para a decoração da sua casa, não é? Mas agora que você conhece essas dicas, fica mais fácil comprar o sofá ideal e criar sua casa dos sonhos.

 

Se você quer realizar seu sonho de decoração, conte com a Móveis Mara. Traga seu projeto dos sonhos e vamos realizá-lo juntos!

Precisa de ajuda? Iniciar Chat